Outubro rosa: prevenir é a melhor forma de lutar

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

A detecção precoce é uma das principais formas de aumentar as chances de cura para o câncer de mama, que afeta cerca de 60 mil mulheres brasileiras por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Embora toda mulher com idades entre 50 e 69 anos deva fazer uma mamografia de rastreamento uma vez a cada dois anos, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde do Brasil, é importante que a mulher fique atenta a alterações suspeitas na mama — e, se houver, busque orientação médica, mesmo se tiver menos de 50 anos.

O autoexame pode ser feito uma vez por mês, todos os meses, entre três e dez dias após o aparecimento da menstruação, ou em uma data fixa para mulheres que não menstruam e homens (sim, o câncer também pode afetar homens).

Fonte: Ministério da Saúde